O QUE FAZER APÓS UMA FUGA OU INUNDAÇÃO DE ÁGUA EM CASA?

Um fuga de água em casa pode ser algo devastador, que muitas vezes dá origem a uma limpeza demorada e elevados custos de reparação dos danos causados pela água. Aqui pode obter informações do que fazer se sofreu de uma fuga de água em casa - e como as impedir no futuro.

Interrompa o abastecimento de água. A primeira coisa a fazer para impedir que uma fuga de água piore é cortar o abastecimento de água. A torneira ou válvula de corte é geralmente colocada na sua cozinha ou casa de banho e irá cortar imediatamente o abastecimento de água de toda a sua casa. A fuga de água pode ser proveniente de uma fonte de fácil acesso que pode isolar - a sua máquina de lavar louça ou máquina de lavar roupa, torneiras e sanitas. Estas devem ter uma válvula de corte junto da bicha ou da tubagem que pode ser girada no sentido dos ponteiros do relógio para cortar o abastecimento de água. Se tiver uma grande quantidade de água na sua casa, também deve desligar a eletricidade - desde que seja seguro fazê-lo - e o abastecimento de gás até que a situação seja resolvida.

Identifique a fonte. Uma fuga de água em casa pode ser proveniente de múltiplas fontes, o que pode tornar o processo de identificação de onde a água provém algo complicado. Assim como tubos a pingar, a água pode entrar em sua casa a partir de pontos de pressão, como um chuveiro, um telhado mal vedado ou até mesmo uma fuga de água na propriedade do seu vizinho.

Remova o excesso de água. Livrar-se de qualquer água parada da fuga é uma tarefa urgente - quanto mais tempo ficar em sua casa, mais danos poderá causar. Para inundações em grande escala, poderá precisar de contratar alguém com acesso a uma bomba, que deve ser colocada na parte mais baixa da área inundada.

Comece o processo de secagem. O bolor começará a desenvolver-se dentro de 24 a 48 horas depois de uma inundação, portanto, iniciar o processo de secagem rapidamente é um factor extremamente importante para limitar os danos causados pela água. Deixe os seus eletrodomésticos e tomadas secarem ao ar livre e remova todos os móveis molhados ou tapetes da área. Abra as janelas para deixar a humidade sair. Verifique as suas paredes também - qualquer parede de pladur ou outro material semelhante que tenha sido afetada precisará de ser removida e substituída. O último passo a tomar em relação a inundações significativas é contratar um desumidificador para retirar a humidade do espaço - mas certifique-se de fechar as janelas antes de ligá-lo.

Proteja-se contra futuras fugas. Quando a limpeza estiver concluída, deverá dar prioridade a proteção da sua casa contra qualquer possível fuga de água futura. Além de verificar regularmente os tubos e tomar precauções extras durante o tempo de baixas temperaturas (uma das principais causas de fugas de água em casa), muitas pessoas estão a optar por investir num sistema de segurança de água. Sistemas como este proporcionam tranquilidade ao monitorizar os níveis de humidade na sua casa e ao identificar a fonte de fuga de água imediatamente. Este sistema de deteção de fugas de água pode alertá-lo para uma possível rutura, onde quer que esteja, e também permite que possa cortar o abastecimento de água remotamente, o que significa que pode lidar com fugas de água antes que estas causem danos sérios.

Saiba mais sobre o sistema de segurança de água GROHE Sense