Report Milão 2017

As atenções do setor do design, bem como da imprensa internacional, voltaram a centrar-se no Salone del Mobile 2017 que, nesta primavera, trouxe cerca de 350 mil visitantes a Milão. Este é o lugar onde pode encontrar as futuras tendências de design que chegarão ao “grande público” nos próximos dois anos. No Salone del Mobile, os grandes nomes do design juntam-se a designers emergentes que exibem o seu trabalho, lado a lado, no movimentado centro da cidade. A equipa de design da GROHE visitou a feira e recolheu muitos insights sobre o futuro do design. Aqui revelamos as seis principais tendências que definiram o evento.

Cores Quentes

A tendência para as cores quentes, com tonalidades metalizadas, em evidência no evento do ano passado, continuou a merecer um elevado destaque na edição de 2017. Muitas vezes combinados com outros materiais, como a madeira e a porcelana, o latão, o cobre e o ouro rosa estiveram todos em primeiro plano. Este ano, alguns designers abraçaram ainda mais esta tendência, tendo concebido peças inteiras em cobre, como o armário Longing desenhado por Nika Zupanc para a De Castelli - um conjunto de cubos em cobre, cada um com a sua própria chave em forma de coração.

Photo left Nika Zupanc for De Castelli www.decastelli.com, Photo credits: Massimo Gardone
Photo right: GROHE Allure Brilliant in warm sunset

Rosa Millennial

O Rosa Millennial não é apenas uma cor de 2017, esta parece estar a definir toda uma geração. O seu tom nu e suave está na linha da frente, a milhas de distância do rosa sintético bubblegum. Esta foi uma das cores predominantes na feira, encontrando-se em todo lado. O chuveiro exterior da GROHE trouxe a o Rosa Millennial ao jardim. Por sua vez, no showroom da Cassina, esta cor também prevaleceu, contribuindo para um cenário neutro e acolhedor.

Photo credit left: Attilla Hartwig GROHE Essence Stand-alone shower
Photo credit right: Le Refuge The Invisible Collection

Pedra e Mármore

Depois do sucesso que teve nas bancas e nas bases de lâmpadas, na edição passada, a mármore foi descoberta para outras aplicações em 2017. Pedras nobres, como o granito, também tiveram o seu lugar, oferecendo às superfícies uma harmoniosa combinação entre robustez, luxo e elegância. Por seu lado, a Meridiani exibiu as suas mesas de mármore com pernas de metal. A sensação geral com que se fica é glamourosa, mas também oferece um agradável sentimento de segurança e permanência nestes tempos incertos.

Photo credit: MERIDIANI, SHINE - ABEL console, Designer ANDREA PARISIO

Design consciente e sustentável

Nesta edição, apesar do luxo ostentado, as marcas fizeram-se notar pela crescente adesão à sustentabilidade e à necessidade de conservação dos recursos preciosos que a natureza nos oferece. Foram vários os produtos exibidos, projetados para serem produzidos em massa, feitos a partir de material reciclado. Exemplo disso, é a coleção 1Inch da Emeco, desenhada por Jasper Morrison, que consiste em mesas e cadeiras cujas estruturas e topos foram feitos a partir de alumínio reciclado, entre outros materiais reaproveitados. A EcoPixel, uma empresa especializada em plásticos reciclados, com o lançamento do Chaise Longue "ALEX" concebido pelo Atelier Mendini, mostrou o quão vívido e moderno o futuro pode ser através da utilização deste tipo de materiais.

Photo credit: “Chaise Longue ALEXby Atelier Mendini made of ecopixel sustainable material www.ecopixel.eu”

Casas Inteligentes

A tecnologia aplicada às habitações está a registar um crescimento exponencial em várias frentes. Notámos uma tendência emergente para a tecnologia integrada, com produtos inteligentes, dotados de uma forte componente estética, projetados para se adaptarem ao mobiliário e para estarem em perfeita harmonia com os diferentes espaços da casa. Enquanto isso, a iluminação liderou o campo das soluções tecnológicas para casas inteligentes, com o Home Smart do IKEA e com o Smart Control da Flos, que fazem com que o controlo remoto da iluminação da casa seja mais natural, inteligente e intuitivo. O próprio lançamento do nosso GROHE Sense, um sistema inteligente de monitorização de água projetado para detetar fugas e prevenir inundações, aponta o caminho para a casa inteligente do futuro.

All about GROHE Sense